Lembro-me dos dias de Natal, ainda na minha infância. Minha mãe preparava os ninhos(eram assim que chamávamos as cestinhas feitas artesanalmente de papel) e nós picávamos o papel com o qual serviria para cobrir o fundo do ninho, as vezes em vez de papel picado usávamos capim verde, ali minha mãe colocava alguns chocolates e um presente. Naquela época era tradição colocar no ninho das crianças uma garrafa de laranjinha ou uma daquelas garrafinhas de suco em forma de brinquedo.
Tradicionalmente as roupas novas eram compradas um mês de antecedência, para a época mais aguardada do ano.No dia 25 bem cedo íamos na casa da madrinha buscar o nosso presente, que estava à nossa espera.
Embora fôssemos de uma família simples a mesa era farta, o bolo confeitado, os biscoitos e as broas de coco sempre estavam no café da manhã, e na noite do dia seis não poderia faltar a visita do terno de Reis.
Foram momentos inesquecíveis e que ficará na lembrança de todos que puderam usufruir dessa época.
*em nossa família os biscoitos natalinos#uma tradição até hoje
Uma das coisas que ainda me lembro, na minha adolescência, durante essa época, na igreja os jovens faziam uma apresentação em um jogral de natal.Era tão lindo ver a encenação do nascimento de Jesus. Com o passar dos anos essa tradição ficou esquecida.Talvez em algumas igrejas ou paróquias, ainda, mantenham acessa a chama de Cristo nos corações e demonstrem um gesto de gratidão, no dia do nascimento do salvador do mundo.
Hoje em dia a tradição continua e não podem faltar os enfeites natalinos, as velas, o pisca-pisca, os presentes, a confraternização da família e a comida tradicionalmente servida na véspera do Natal.
Apesar de algumas coisas terem ficado no passado o dia do Natal guarda em si a união de todos os povos.
Feliz Natal Jesus Nasceu
0 comentários:
Enviar um comentário
Amei sua visita e obrigada por comentar.
Assim que ler seu comentário irei retribuir a visita.
Beijo carinhoso.
♥ - ♥